Como cancelar uma reserva de acomodação no Airbnb?

     

Reservou e precisou cancelar? Quer pedir o reembolso da reserva de acomodação no Airbnb? Saiba como fazer!

O Airbnb é uma empresa americana que atua no ramo de hospedagem e conta com acomodações no Brasil e em mais de 190 países. Presente em tantos lugares, a empresa opera no mercado online e permite que qualquer pessoa faça reserva ou até mesmo disponibilize acomodações. 

Há opções para todos os gostos, bolsos e ocasiões. Por isso, dependendo da data de locação e tipo de acomodação, o valor pode sair bem mais em conta caso seja reservado com antecedência, superando valores até mesmo de hotéis. 

Outro fator importante na hora de escolher a hospedagem é o tipo de experiência que deseja viver, pois o Airbnb oferece estadias até mesmo em barcos, trailers, chalés e celeiros.

Apesar de ser um site seguro, antes de escolher a acomodação é importante tomar alguns cuidados para não cair em golpes ou armadilhas. Um deles é observar todos os comentários do alojamento que deseja reservar e observar pequenos detalhes, como se tem elevador, quantos andares possui o imóvel, se é arejado e outros fatores que podem tornar a estadia mais confortável. 

Agora, se seus planos mudaram e você já tinha feito uma reserva de acomodação, saiba que é possível fazer o cancelamento ou alterações na reserva. Veja abaixo!

Quero cancelar a reserva de acomodação

Como cancelar reserva pelo computador?

  1. Entre no site oficial do Airbnb;
  2. Faça login com seus dados pessoais; 
  3. Acesse a aba de “Viagens” e selecione a que deseja fazer o cancelamento; 
  4. Clique em “Mostrar mais planos de viagem”; 
  5. Selecione “Mostrar mais informações”;
  6. Clique em “Alterar ou cancelar”; 
  7. Toque em “Cancelar reserva”;
  8. Pronto, finalize e sua reserva estará cancelada. 

Como cancelar reserva pelo celular?

  1. Acesse o aplicativo e faça login com seus dados; 
  2. Toque no ícone de “Viagens” na parte inferior central;
  3. Selecione a viagem que deseja cancelar;
  4. Toque em “Mostrar mais planos de viagem”;
  5. Clique em “Mostrar informações”;
  6. Selecione “Cancelar reserva”; 
  7. Pronto, sua reserva será cancelada. 

Como solicitar reembolso?

É importante ressaltar que é possível pedir o reembolso do valor ao fazer o cancelamento da acomodação, mas é preciso estar atento a alguns fatores. Um deles é que o valor do reembolso depende da política da reserva e do momento que foi feito o cancelamento. 

Caso o pagamento tenha sido feito de forma parcial antecipadamente, o reembolso pode ser menor do que o esperado e nunca excederá o valor pago. O prazo para que o dinheiro seja creditado em conta dependerá da forma de pagamento, como por exemplo, boleto, cartão de crédito ou débito. 

É importante frisar que há data e horário limite para pedir o cancelamento, que funciona conforme cada localidade. Além disso, os cupons e taxas de serviço não são reembolsáveis. 

Como solicitar reembolso durante a estadia?

Caso tenha feito uma reserva e ela não seja conforme o esperado ou apresente algum problema, saiba que também é possível solicitar o reembolso para o anfitrião durante a estadia e pedir o cancelamento da reserva. Entretanto, é necessário que o pedido seja feito até 24h após a chegada; o anfitrião terá 1h para responder a solicitação. Caso não haja resposta ou recusa, o Airbnb poderá intervir para ajudar. 

Reembolso em casos especiais

Em casos especiais é possível ter o reembolso total ou até mesmo maior que o padrão da política de cancelamento do anfitrião. Entretanto, somente em três casos:

  • Cancelamento por motivo de força maior, como por exemplo, caso comprovado de Covid-19;
  • Cancelamento por motivo elegível coberto pela Polícia de Reembolso do Hóspede;
  • Cancelamento durante estadia por problema coberto pela Política de Reembolso do Hóspede. 

Política de reembolso do hóspede

De acordo com o Airbnb, a política de reembolso do hóspede abrange as seguintes situações: 

  • Anfitrião cancela pouco antes do início da reserva; 
  • Anfitrião não fornece ao hóspede a capacidade ao alojamento (como a não entrega de chaves);
  • O alojamento não é do tamanho anunciado, por exemplo, número de quartos, camas, banheiros; 
  • Recursos oferecidos apresentados no anúncio não funcionam, como piscinas, terraços, jacuzzis, cozinha, ar-condicionado, eletrodomésticos e outros; 
  • Localização do alojamento; 
  • Condições de uso do alojamento, como limpeza, roupa de cama, toalhas de banho sujas e outros. 

Preciso reagendar minha reserva 

Agora, caso não queira pedir o cancelamento, mas sim reagendar a data da reserva, saiba que também é possível. 

Veja o passo a passo pelo computador:

  1. Entre no site oficial do Airbnb;
  2. Faça login com seus dados pessoais; 
  3. Acesse a aba de “Viagens” e selecione a que deseja alterar; 
  4. Clique em “Alterar ou cancelar”; 
  5. Toque em “Alterar data ou hora” e clique em “Avançar”
  6. Encontre a nova data e horário e escolha;
  7. Pronto, finalize e confirme a alteração. 

Veja o passo a passo pelo celular:

  1. Acesse o aplicativo e faça login com seus dados; 
  2. Toque no ícone de “Viagens” na parte inferior central;
  3. Selecione a experiência que deseja alterar; 
  4. Toque em “Editar reserva”;
  5. Clique em “Alterar data ou horário”;
  6. Selecione a nova data e toque em “alterar reserva”; 
  7. Pronto, sua reserva será alterada!

Ressaltamos que este material não é de forma alguma vinculado a Airbnb e foi produzido somente para fins informativos!

Veja mais: ,
Autor(a) Dinake Núbia
Jornalista: Especialista em produção de conteúdo para a internet sobre diversas temáticas, tanto para site quanto para redes sociais, com foco em SEO.
Veja mais
Comentários em "Como cancelar uma reserva de acomodação no Airbnb?"
Deixe um comentário:

Seu e-mail não será publicado.

*
*