Como cancelar plano de celular da Vivo?

     

Quer cancelar um plano telefônico contratado e está com dificuldades? Siga os passos que vamos te ajudar a como cancelar plano de celular da Vivo.

A Vivo é uma concessionária de telefonia, internet e TV por assinatura no Brasil. A marca está na lista das empresas mais reclamadas nos Procons de todo o Brasil, ocupando a terceira posição do ranking, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) de 2021. 

Isso mostra que muitas vezes os clientes encontram-se insatisfeitos com o serviço ofertado pela empresa, por diversos motivos, seja por problemas com cobrança, SAC, falta de contato, má qualidade de produto ou serviço ou até mesmo problemas na oferta.

No caso de planos de celular, a insatisfação dos clientes pode estar atrelada à quantidade e qualidade da internet móvel, minutos de ligação, valores de pacotes e diversos outros fatores. 

Por isso, uma das soluções encontradas pelo cliente é fazer o cancelamento do serviço. Entretanto, isso pode não ser uma tarefa muito simples, pois a dificuldade do cancelamento é muito maior do que a contratação do serviço.

Para te ajudar, escrevemos este artigo detalhado sobre como cancelar um plano de celular da Vivo. Vela a pena conferir!

Cancelar meu plano de celular da Vivo

O primeiro ponto para se atentar é sobre quais canais a empresa oferece para o cliente fazer o cancelamento do plano de celular. É importante saber que cada um apresenta vantagens e desvantagens e a melhor opção sempre depende da preferência do cliente. 

Se você prefere resolver tudo de forma online, a operadora Vivo possibilita o cancelamento de forma online, por meio do autoatendimento. Se você não é tão conectado ao meio digital, também há a opção do cancelamento através do telefone. Vamos ao passo-a-passo de cada um.  

Cancelamento por aplicativo

  1. O primeiro passo é acessar o aplicativo Meu Vivo
  2. Na primeira tela, clique na opção de fazer login, com CPF e e-mail ou com número de telefone. Coloque os dados para acessar.
  1. Em seguida, ao conseguir entrar, clique na opção “Meu Plano”, onde será possível ver detalhadamente o serviço adquirido. 
  1. Na próxima tela clique em “Ver mais informações do meu plano” para avançar.
    1. Desça até o fim da tela, onde terá a opção “Desejo cancelar produto”, e clique para avançar.
vivo
  1. Em seguida, confirme que deseja mesmo cancelar e siga o restante das instruções no aplicativo para finalizar. 
  1. Pronto! Sua solicitação de cancelamento está realizada!

Cancelamento por telefone

Se você é daqueles que ainda prefere atendimento pessoal, a Vivo também disponibiliza contato via telefone para fazer cancelamento. É importante estar com CPF e dados da conta em mãos. 

  1. Ligue de um celular Vivo para 10315
  2. Se estiver falando de outro número, ligue 1058
  3. Em caso de deficiência auditiva, ligue 142
  4. Informe o CPF para prosseguir o atendimento
  5. Solicite o cancelamento da linha
  6. Aguarde o teleoperador finalizar o processo

Não se esqueça de anotar o protocolo de atendimento, ele será necessário caso precise fazer uma reclamação com a Ouvidoria da Vivo ou uma reclamação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

É importante ressaltar que, antes de solicitar o cancelamento, é preciso consultar o contrato ou suporte da empresa para saber se há encargos sobre possíveis multas ou devolução de produtos. Também é preciso verificar se haverá alguma outra cobrança no mês seguinte relativa ao período que o serviço foi utilizado no mês anterior.

Cancelamento de promoções e pacotes? 

Se você possui alguma promoção ou pacote ativo em sua linha que não deseja mais utilizar, saiba que também é possível pedir o cancelamento. Basta seguir os passos abaixo: 

Promoções

  1. Abra o app Meu Vivo
  2. Clique em ‘Promoções’
  3. Vá na opção ‘Promoções ativas’
  4. Clique em ‘Informações’
  5. Por fim, basta apertar para ‘cancelar promoção’

Pacotes

  1. Abra o app Meu Vivo
  2. Vá na sessão de ‘Serviços’
  3. Clique em ‘Pacotes Vivo e Serviços ativos’
  4. Selecione o pacote que deseja cancelar
  5. Vá na opção ‘Cancelar pacote/ serviço’

Além disso, também há a opção de cancelamento por telefone, através do *8486 de celular Vivo; ou 1058 de qualquer operadora ou 142, para apoio a pessoas com deficiência auditiva.

O que fazer se meu cancelamento não for feito? 

O primeiro fator que se deve observar ao fazer um cancelamento é verificar se há alguma pendência, como contas em atraso. Caso haja, você poderá enfrentar problemas para cancelar o serviço até que a situação seja regularizada. 

Caso esteja tudo em dias e mesmo assim a solicitação de cancelamento não for atendida, você pode entrar em contato diretamente a Ouvidoria da Vivo, pelo telefone 0800 775 12 12. 

Se ainda sim seu cancelamento não for concretizado, entre em contato com a Anatel para fazer sua reclamação, através do telefone 1331. É preciso ter em mãos os dados do titular da linha e os protocolos de atendimentos da Vivo.  

A operadora pode cancelar minha linha?

Se você possui um plano pré-pago, é importante que faça recargas frequentes, pois as operadoras de telecomunicações podem sim cancelar as linhas de clientes que não recarregam. 

Caso a linha seja inativada, será disponibilizado o tempo de 30 dias para que a situação seja regularizada. Caso contrário, a linha será cancelada. Por isso, para manter a linha ativa, é necessário que seja feita uma nova recarga com frequência. 

Veja mais: ,
Autor(a) Dinake Núbia
Jornalista: Especialista em produção de conteúdo para a internet sobre diversas temáticas, tanto para site quanto para redes sociais, com foco em SEO.
Veja mais
Comentários em "Como cancelar plano de celular da Vivo?"
Deixe um comentário:

Seu e-mail não será publicado.

*
*