Como cancelar linha e serviços da TIM?

     

Está insatisfeito com planos de celular, internet fixa ou móvel, ou serviço de streaming? Veja como fazer o cancelamento dos serviços.

A TIM Brasil é uma empresa de telefonia brasileira subsidiária da Telecom Itália e opera nas redes GSM, EDGE, WCDMA, HSDPA, 3G e 4G.

A marca é mais uma das concessionárias de telefonia que está na lista das que mais recebem reclamações em todo o Brasil, ocupando a quinta posição do ranking, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) de 2021.

A empresa de telefonia está atrás somente de outras três empresas do mesmo ramo e uma do segmento bancário.

O indicador mostra que os clientes estão cada vez mais insatisfeitos com os serviços prestados, como a qualidade da internet, planos fixos e móveis, pacotes de internet e ligações e diversos outros fatores. 

Quando há essa insatisfação, a solução pode ser pedir o cancelamento do serviço, que, no caso da operadora TIM, pode ser feita por diversos canais.

Para te ajudar, fizemos um passo a passo de como cancelar serviços da prestadora. Confira!

Como cancelar linha TIM?

Uma das opções para fazer o cancelamento da linha Tim é ligar para o telefone *144 e fazer a solicitação. Em seguida, o número do protocolo de atendimento será enviado por SMS, contendo a data e hora que o pedido foi solicitado.

Segundo a empresa, os clientes serão atendidos até 24h depois do registro. Esta é a forma mais recomendada pela empresa para pedir o cancelamento. 

Outra opção para cancelar a linha é ir até uma loja própria ou Loja Tim, onde o atendimento será feito presencialmente. Há também a opção de envio de SMS. Basta mandar um SMS com a palavra CANCELAMENTO, seguida de seu CPF e código do cliente, para o número 4199.

A empresa ainda disponibiliza a opção de enviar uma correspondência, que pode ser destinada à Central de Relacionamento com clientes, no endereço Rua Comendador Araújo, 299 Centro, Curitiba – PR, com CEP 80420 007. Os clientes serão atendidos em até 24h após o registro da solicitação. 

Já para aqueles que preferem a praticidade da internet, basta preencher um formulário com as informações e número do cliente no site da Tim. 

Como cancelar plano TIM?

O cancelamento do plano da Tim pode ser feito por meio da internet, aplicativo, menu interativo ou via Central de Atendimento da TIM.

Por telefone, os números de atendimento para cancelamentos de serviços são: 

  • Ligando a partir de telefone fixo ou móvel: 1056
  • Atendimento para deficientes auditivos: 0800 741 2580
  • Central de relacionamento Tim: 103 41

Internet ou aplicativo 

O cancelamento do plano Tim também pode ser feito online, pode meio de um canal de autoatendimento, que é o aplicativo ‘Meu TIM’. Siga o passo a passo:

  1. Acesse o site ou aplicativo eu TIM;
  2. Insira os dados de usuário e faça login;
  3. Selecione a aba ‘Serviços’;
  4. Clique em ‘Serviços Tim e Assinatura de Canais de Texto’;
  5. Desmarque os serviços que deseja cancelar e salve. 

Como cancelar o plano TIM LIVE?

A Tim Live é um dos serviços da marca, sendo este de banda larga, com conexão via fibra ótica.

Caso não esteja satisfeito com o serviço prestado, saiba que é possível pedir o cancelamento, entretanto, o consumidor deve estar atento, pois há algumas regras no cancelamento de planos. 

A grande maioria dos planos de internet fixa prevê uma cláusula de fidelidade, que é um período mínimo de assinatura do serviço, que geralmente é de um ano.

O cliente poderá até realizar o cancelamento dentro deste período, mas poderão ser cobradas multas por quebra de contrato. 

Através da internet, basta acessar o Meu TIM, inserir login e senha já cadastrados, selecionar a opção “Solicitações” e, em seguida, “Cancelamento”. O número de protocolo será disponibilizado e o cancelamento deve ser feito em até dois dias úteis.

Caso seu caso seja mudança de endereço, saiba que não é necessário pedir o cancelamento e fazer uma nova contratação, basta apenas pedir portabilidade de endereço, através dos canais de atendimento telefônico da TIM. 

Como cancelar assinatura no DEEZER?

O Deezer é um serviço de streaming de áudio da Tim que foi lançado em 2017, e conta com músicas e programas de áudio, como podcasts, por exemplo.

Geralmente, o serviço já é disponibilizado aos usuários contratantes de alguns planos. Entretanto, caso o serviço seja uma contratação à parte e queira fazer o cancelamento, veja o passo a passo. 

  1. Entre no aplicativo “Deezer”;
  2. Faça login com seus dados cadastrais, pode ser através do telefone, Facebook, Google ou Apple;
  1. Clique em “Gestão de conta”
  1. Em seguida selecione a opção “Gerir minha assinatura”. 
  1. Selecione ‘cancelar minha assinatura’;
  2. Escolha o motivo do cancelamento e clique em confirmar;
  3. Pronto, sua assinatura no Deezer será cancelada. 

Há multa por cancelamento na TIM?

Antes de fazer o cancelamento de qualquer produto Tim é preciso verificar se haverá algum encargo ou cobrança extra pelo cancelamento do serviço. Por isso, é necessário conferir o contrato ou regulamento do seu plano e verificar se há período de fidelidade e até quando vai esse prazo. 

Geralmente, em planos convencionais é cobrada uma multa proporcional ao período restante da fidelidade quando há o cancelamento. Em caso de promoções, poderá ser cobrado um valor extra pelo cancelamento. 

Caso seja um plano pós-pago e tenha parcelamento de fatura, a cobrança será feita proporcionalmente do período anterior ao pedido de cancelamento. 

Veja mais: , , ,
Autor(a) Dinake Núbia
Jornalista: Especialista em produção de conteúdo para a internet sobre diversas temáticas, tanto para site quanto para redes sociais, com foco em SEO.
Veja mais
Comentários em "Como cancelar linha e serviços da TIM?"
Deixe um comentário:

Seu e-mail não será publicado.

*
*