Como cancelar minha compra na OLX?

     

Fez uma compra e não recebeu o produto? Se arrependeu da compra? Saiba como fazer o cancelamento da minha compra na OLX.

O comércio eletrônico no Brasil vem apresentando aumento nos últimos 10/ 15 anos. Especialmente em 2020 o faturamento neste meio aumentou significativamente por causa da pandemia, que manteve boa parte das lojas físicas no Brasil fechadas.

Com isso, os brasileiros perceberam a potência do e-commerce e sua importância para o distanciamento social. 

Dados de um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, apontam que, somente no ano passado, mais de 20 milhões de brasileiros realizaram a primeira compra pela internet.

Com isso, o balanço de vendas online aponta crescimento de cerca de 68%, com faturamento para R$ 126,3 bilhões, totalizando mais de 300 milhões de pedidos feitos pela internet. 

Agora, mesmo após a retomada gradual do comércio, muitos consumidores continuam optando pela compra através da internet.

Um dos motivos pode ser a facilidade para o consumidor, que tem acesso a grande variedade de produtos na tela do celular ou computador. Além disso, receber tudo o que precisa no conforto de casa influencia na hora da escolha. 

Entretanto, caso o consumidor se arrependa da compra, saiba que é possível cancelá-la mesmo à distância. De acordo com o Procon, a lei prevê um prazo de sete dias corridos para que o cliente desista de uma compra online, é o chamado Direito do Arrependimento.

O tempo para este arrependimento de compra começa a contar depois do recebimento do produto.

O que é a OLX? 

A OLX é uma das empresas de vendas online, que busca conectar pessoas para comprar e vender de forma rápida e fácil. Ela está presente em cerca de 45 países e chegou ao Brasil em 2010.

De acordo com a empresa, todos os meses, mais de 100 milhões de pessoas no mundo geram cerca de 1.9 bilhões de visitas mensais nos sites, que reflete em 54 milhões de itens anunciados por mês.

Então, caso você tenha feito uma compra na OLX e se arrependeu, vamos te ensinar o passo a passo para cancelá-la. 

Passo a passo de como cancelar minha compra na OLX

Primeiramente, ao fazer a compra é preciso estar atento as regras da plataforma. Na OLX, o vendedor tem o prazo de cinco dias corridos para preparar e enviar o produto para o cliente.

Então, o cancelamento só pode ser feito após este período. Passo a passo:

  1. Acesse o site da OLX e faça login com e-mail e senha;

 

  1. Vá ao seu perfil e acesse Compras OLX e localize o anúncio;
  1. Acesse ‘Detalhes da compra’ e clique em ‘Quero cancelar a compra’;
  2. Selecione o motivo do cancelamento e clique em ‘Cancelar a compra’;
  3. Confirme o cancelamento;
  4. Pronto, sua compra será cancelada. Verifique o status de cancelamento. 

Recebo reembolso pelo cancelamento da minha compra?

Após cancelar a compra o valor deverá ser devolvido na forma do pagamento, ou seja, em crédito da carteira OLX, cartão de crédito pós-pago ou pré-pago.

Saiba o tempo que leva cada estorno. 

  • Crédito na carteira OLX Pay: o valor é devolvido de forma imediata.
  • Cartão de crédito pós-pago: neste caso, em até 48 horas o pedido de estorno será feito para a administradora do cartão. O valor aparecerá diretamente na fatura, dependendo do dia de fechamento. 
  • Cartão de crédito pré-pago: o valor será feito diretamente no cartão e a confirmação do pedido pode acontecer em até 5 dias. Entretanto, o prazo para recebimento varia de acordo com a operadora do cartão. Em geral, o estorno é feito em até 60 dias. Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato diretamente com a operadora nos canais de atendimento. 

Cuidados na hora de comprar pela internet

1. Verifique o site

Antes de realizar qualquer compra na OLX, é preciso garantir que está acessando o site oficial, que é www.olx.com.br.

2. Cheque os anúncios

Em seguida, é preciso olhar com cuidado os anúncios disponibilizados, pois criminosos se aproveitam da plataforma para aplicar golpes.

Por isso, sempre desconfie de ofertas mirabolantes, com produtos e serviços muito abaixo dos que são encontrados no mercado.

Mesmo sejam produtos usados, verifique o preço e as condições de conservação do produto. Além disso, também desconfie de formas de pagamento muito vantajosas.

3. Não compartilhe dados pessoais 

É preciso estar atento quanto ao compartilhamento de dados pessoais através da internet, especialmente senha de cartão bancário.

A OLX orienta que as negociações sejam feitas por meio do chat, que é a opção mais segura, pois terá suporte da equipe caso haja algum problema com o vendedor. 

É importante ressaltar que não é preciso divulgar o telefone, endereço, CPF e outros dados para o vendedor.

Além disso, nunca envie códigos de confirmações de contas pessoais para vendedores ou aqueles que se apresentam como “representantes da OLX”.

4. Não faça pagamentos foram do site 

Outra orientação quanto à segurança é que não sejam feitos pagamentos fora do site, pois, na OLX Pay o cliente está protegido com a Compra Segura, ou seja, o dinheiro será devolvido caso o cliente não receba o produto. 

Caso resolva fazer o pagamento fora do site, certifique-se de que o produto está de acordo com o anúncio e só faça o pagamento após ter a certeza das condições do mesmo.

Na hora de receber o produto, prefira lugar movimentados, como shoppings e praças e sempre prefira estar acompanhado.

5. Solicite nota fiscal

Por ser um canal com facilidade de criar anúncio, é preciso estar atento à produtos de origem duvidosa, por isso, sempre peça nota fiscal ao vendedor, desta forma, você terá certeza da procedência do produto e poderá ter acesso à assistência da marca. 

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Autor(a) Dinake Núbia
Jornalista: Especialista em produção de conteúdo para a internet sobre diversas temáticas, tanto para site quanto para redes sociais, com foco em SEO.
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2 comentários em "Como cancelar minha compra na OLX?"
Roberto comentou em 16/06/23.

Não comprei usando OLX Play, e sim via o cartão de crédito On Line da minha esposa, e em seguida vi que o produto era 220v, e não 110v . Via chat pedi o cancelamento ao vendedor 3 minutos depois da compra, e ainda não obtive resposta.
Por favor preciso canelar a compra, e refazer-la com o produto(frigobar) na voltagem correta.
Preciso de ajuda para o cancelamento.
Obrigado!

Marli deJesue coutinho comentou em 28/08/23.

Fiz uma compra e cancelei quero receber o meu reembolso

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