Como cancelar assinaturas de aplicativos no Google Play Store?

     

Além da opção de cancelamento, também é possível pausar assinaturas. Como cancelar assinaturas de aplicativos no Google Play Store?

A Play Store é a loja de aplicativos oficial do Google e está presente em todos os celulares com sistema operacional Android.

Na loja, os usuários podem baixar diversos aplicativos, seja de entretenimento, filmes, música, jogos, relacionamento, saúde, fitness, notícias e outros. 

Os aplicativos, geralmente, são disponibilizados de forma gratuita, entretanto, alguns exigem pagamento de assinatura, tanto para o uso completo do aplicativo ou para ferramentas mais completas, como é o caso de alguns editores de fotos, vídeos, etc. 

Para pagar por estes serviços, o usuário efetua o pagamento através do Google Play, cadastrando uma forma de pagamento, seja cartão de crédito, Mercado Pago, código promocional, vale-presente ou até mesmo o próprio saldo do Google Play. 

Entretanto, quando o usuário não deseja mais fazer o uso do aplicativo pago, há a opção de cancelamento da assinatura, que pode ser feita diretamente na Play Store. Neste post vamos te ensinar passo-a-passo como fazer este processo. 

CANCELAR ASSINATURAS DE APLICATIVOS NO GOOGLE PLAY

Um ponto importante para se atentar antes de cancelar a assinatura é que somente a desinstalação do aplicativo não exonera a cobrança. Por isso, é importante seguir os passos para o cancelamento. 

Um ponto importante para se atentar antes de cancelar a assinatura é que somente a desinstalação do aplicativo não exonera a cobrança. Por isso, é importante seguir os passos para o cancelamento.

1. Abra o aplicativo Google Play/ Play Store;

2. Toque no ícone de perfil, no canto superior direito;

3. Clique em ‘Pagamento e assinaturas/subscrições’;

4. Toque em ‘Assinaturas/ Subscrições’;

5. Selecione a assinatura que você deseja cancelar;

6. Clique em ‘Cancelar assinatura’;

7. Informe o motivo que pretende cancelar o serviço e clique em ‘continuar’

8. Leia atentamente as informações sobre o cancelamento da assinatura e confirme;

9. Pronto! Cancelamento efetuado. 

CANCELEI MINHA ASSINATURA, POSSO CONTINUAR UTILIZANDO O SERVIÇO?

Após o cancelamento da assinatura, o serviço pode continuar sendo utilizado durante o restante do período pago. Por exemplo, caso uma assinatura mensal seja feita no dia 1º de julho, você terá acesso até o dia 31 do mesmo mês. Após este período, você perderá o acesso aos aplicativos, às compras no aplicativo e, também, a experiência sem anúncios. 

COMO RESTAURAR ASSINATURA CANCELADA

Caso se arrependa do cancelamento, é possível restaurar ou reativar uma assinatura. Para isso basta entrar no perfil, clicar na opção de ‘pagamento e assinaturas’ e selecionar a assinatura que deseja reativar;

Posteriormente, toque na assinatura que deseja reiniciar e clique em “assinar de novo” ou “subscrever novamente; 

Pronto! Sua assinatura estará reativada. É importante ressaltar que alguns aplicativos não permitem a opção de reativação, por isso, será preciso configurar a assinatura novamente. 

POSSO PAUSAR MINHA ASSINATURA? 

Caso não queira cancelar a assinatura do aplicativo, uma opção é fazer uma pausa temporária. Alguns aplicativos permitem essa opção, que entra em vigor ao final do período de faturamento atual.

Basta seguir o passo-a-passo a seguir: 

  1. Abra o aplicativo na Google Play; 
  2. Toque no ícone do perfil;
  3. Clique em ‘Pagamentos e Assinaturas/ Subscrições’; 
  4. Selecione a assinatura que deseja pausar;
  5. Clique em ‘Gerenciar’; 
  6. Selecione ‘Pausar pagamentos’;
  7. Escolha o período que deseja a suspender o pagamento;
  8. Clique em ‘Confirmar’; 
  9. Pronto! Sua assinatura está em pausa. 

Quando desejar voltar com o pagamento, selecione a assinatura que quer reiniciar e clique em assinar de novo, confirme e pronto, sua assinatura será reativada.

Caso deseje mudar o método de pagamento ou adicionar um alternativo, selecione a opção dentro da assinatura que será reativada e adicione a melhor opção, seja cartão de crédito ou Mercado Pago. 

POSSO PEDIR REEMBOLSO? 

Em caso de assinaturas, compras no app ou jogos, a política de reembolso pode ser diferente dependendo de cada aplicativo. 

O reembolso poderá ser concedido apenas uma vez, por isso, caso volte a comprar o item, não será possível pedir o dinheiro de volta. No caso da compra de vários itens, o reembolso é feito da transação inteira, não de itens individuais.  

Entretanto, é preciso estar atento, pois a solicitação de reembolso deve ser feita em até 48 horas após a compra. Depois desse período, o usuário deverá em contato diretamente com o desenvolvedor para saber se há possibilidade de reaver o dinheiro.

Os desenvolvedores têm políticas e requisitos legais próprios, por isso depende de cada um conceder ou não o reembolso. 

QUAL O PRAZO PARA REEMBOLSO?

O prazo para a devolução depende do método de pagamento feito por cada cliente, mas no geral pode variar de 1 a 30 dias úteis. Confira os principais métodos:

  • Cartão de crédito ou débito: o reembolso é feito de 3 a 5 dias úteis, mas o tempo de processamento varia de acordo com cada emissor de cartão, por isso, pode demorar até 10 dias úteis para o estorno aparecer no cartão. Caso o cartão não esteja ativo, o reembolso vai direto para o banco emissor do cartão. Neste caso, é preciso entrar em contato com o banco para recuperar o dinheiro. 
  • Saldo Google Play/ vale-presente/ saldo de créditos: o prazo para reembolso é de um a 3 dias úteis e os créditos ficam na conta do Google Play. 
  • Google Pay: O processo pode levar de um a cinco três dias úteis e o dinheiro é creditado na sua conta do Google Pay. 
  • Mercado Pago: O prazo para devolução do dinheiro é de um a 5 dias úteis.
  • PayPal: O reembolso é feito de 3 a 5 dias úteis, mas o processo pode levar até 10 dias. 
  • Faturamento via operadora: O tempo estimado é de 1 a 30 dias úteis, mas o tempo de processamento varia conforme cada operadora. 
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Autor(a) Dinake Núbia
Jornalista: Especialista em produção de conteúdo para a internet sobre diversas temáticas, tanto para site quanto para redes sociais, com foco em SEO.
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1 comentário em "Como cancelar assinaturas de aplicativos no Google Play Store?"
Luciene Barbosa Guedes comentou em 12/09/23.

Não autozo nem um desconto de assinatura do meu mercado pago não assinei nada e me descontam 134,99

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